Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ele ganhou!

por Filippa, em 06.03.17

Primeiro que tudo: Parabéns RTP! É preciso parabenizar a nossa estação pública, quem acompanha o nosso método de seleção há alguns anos sabe o paupérrimo que tem sido o nosso festival. Este ano prometiam-nos um grande festival, eu fiquei ali meio entre o entusiasmada e o 'ok vamos lá acalmar que todos os anos dizem o mesmo' mas sempre com o entusiasmada a crescer um bocadinho mais. No post anterior a este em que falei das minhas expetativas para a final disse muito do que penso mas ainda há coisas que se podem acrescentar.

Tal como previa a final foi demasiado longa, a RTP decidiu juntar a final com os 60 anos da estação e para mim foi um erro. Um erro porque esta final é nossa mas também é da europa, assim como há muitos portugueses que acompanham as finais nacionais de outros países, há muitos europeus que acompanham a nossa final e acho que nesse sentido devia ter-se feito talvez uma coisa mais restrita ao festival. Os resultados só se souberam quase à uma da manhã e em alguns países europeus já a noite ia longa, lá está, não digo que tenhamos de fazer o que é nosso em função dos outros mas acho que ainda assim podia ter havido algum cuidado. Os medleys foram bonitos, as homenagens merecidas mas tornaram a final demasiado longa, para o fim da gala eu já estava desesperada de sono e já só queria que acabasse. 

Ainda assim parabéns RTP, parabéns pela coragem de voltar a apostar no Festival da Canção quando já estava ligado às máquinas há vários anos, parabéns por se manterem firmes e acima de tudo parabéns pela coragem de abrir horizontes. Para mim foi claramente um sinal mais a estação ter permitido o envio de canções sem a obrigatoriedade da lingua portuguesa, foi uma maneira de abrir horizontes e permitir a diversificação do concurso. Curiosamente quando muitos eurofãs portugueses imploravam por músicas em inglês, os compositores levaram (acho) apenas três músicas nesse idioma e à final chegou apenas uma. 

Um mal dos portugueses é quanto mais me dás mais eu quero, quando foram apresentadas as canções tanto da semifinal 1 como da 2 li comentários horriveis no facebook da RTP, continuava tudo mal, a nossa estação pública é uma autêntica vergonha, vamos ser arrasados em Kiev. Falando agora no geral digo que foi o melhor festival da canção desde 2010, notou-se o esforço nos palcos, notou-se o esforço nos gráficos. A final ontem teve planos de camera fantásticos, a RTP deu-se ao trabalho de levar a final até ao coliseu, quer dizer, não está tudo bem mas não vamos ser picuinhas e dizer que está tudo mal. Não sei até que ponto haveria esta aposta toda se não se comemorasse os 60 anos, isso são dúvidas que vão ficar para o próximo ano mas aqui para nós que ninguém nos ouve, eu espero muito mas assim mesmo muito que a RTP não regrida no próximo ano. Há quantos anos não se ouvia falar tanto do Festival da Canção como em 2017? A música do Salvador Sobral (e vencedora) foi viral em tudo o que era rede social, houve uma disputa enorme entre 3/4 canções porque sim, lamento informar aqueles que gostam de dizer mal de tudo, houve músicas boas ontem na final. 

"Gente Bestial", minha nossa como eu adoro esta música, espero que não falte muito para começar a passar nas rádios portuguesas. "Primavera" não era música para todos os gostos mas alguém é capaz de dizer que a música não é amorosa? "Nova Glória" era outra das canções que ia à frente nas preferências (venceu mesmo o televoto) e era uma música que ainda ontem se notou melhorias e se vencesse não me importava nada. 

Há coisas a melhorar? Certamente que sim, o festival da canção tem agora de percorrer o seu caminho de volta à ribalta. A RTP tem de continuar a ter coragem e continuar a fazer alterações que dignifiquem o bom nome e tradição do festival, quem ganharia com tudo isso seriam os compositores portugueses e artistas. É possivel voltar a fazer do Festival da Canção uma das festas máximas da música em Portugal, vai levar tempo mas quem sabe daqui a uns 2/3 anos não teremos uma final do Festival da Canção no Meo Arena? 

Parabéns a todos os intérpretes de ontem, não sou capaz de dizer que não gostei de uma atuação e agora.... O SALVADOR GANHOOOOOOOU. Tinha de soltar esta frase assim. Acho que a hora tardia acabou por me salvar de uma vergonha certa, quando vi que ele ia mesmo ganhar comecei a bater palmas e a soltar uns 'ele já ganhou!' demasiado alto, só não houve ali uma celebração solitária mais ruidosa porque ainda tenho alguma vergonha na cara e não ia acordar as gentes cá de casa. Acho que vamos muito bem representados, os manos Sobral arrasaram na música e Portugal, aconteça o que acontecer em Kiev, pode dizer 'este ano levámos uma música do caraças!'. 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:45



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Mensagens


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

De Ténis e Garfo na Mão

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

De Ténis e Livro na Mão


De Ténis e Música no Ouvido

“Without music, life would be a mistake.” ― Friedrich Nietzsche