Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Para inicio de conversa espero um espetáculo demasiado longo, segundo a programação cedida pela rtp a final começará às 21:04 e terminará à uma da manhã. É uma final nacional que vai decidir a nossa escolha para Kiev, vai ser acompanhada um bocadinho por toda a europa e acho que a RTP peca por não começar a emissão mais cedo, preferia ver a nossa final no horário antes do jornal da noite, em termos de audiências não sei se faria uma diferença assim tão grande (estamos a falar da RTP) e seria uma hora bem mais simpática para todos. 

Ora bem, o festival da canção já faz parte da mobilia em Portugal, é quase a nossa moviflor da televisão, há uns anos era dono e senhor, toda a gente via mas hoje em dia ainda não fechou portas porque não apareceu a ikea a roubar-lhe o protagonismo. O festival da canção merece respeito, merece audiências e merece boa música! Não sou fã da eurovisão há muitos anos, este amor começou com a Vânia Fernandes em 2008 (meu Deus quem não se arrepia com Senhora do Mar?) e desde então que todos os anos viro a maria espertinha que só a sua opinião conta e que Portugal é um injustiçado porque ninguém vota em nós. Este ano a RTP prometeu mudanças profundas no certame, a grandeza vai voltar, D. Sebastião voltou finalmente e com sua espada salvará um dos programas mais antigos de Portugal da pobreza certa. A RTP realmente fez o seu trabalho, convidou bons compositores e esses mesmos compositores escolheram nomes fortes. 

Quem acompanha minimamente a RTP sabe que eles têm a versão portuguesa do The Voice e que de lá sairam cantores fortissimos, nomes como Fernando Daniel, Deolinda Kinzimba etc, cantores que estão em inicio de carreira e que não hesitaram em aceitar o convite e participar este ano no festival da canção.

Chegou a primeira semifinal e aqui a maria espertinha toda contente, toda ai meu deus que emoção sentou-se na caminha, ligou a tv e lá começou a ver. As primeiras impressões foram boas, o palco estava bonito, os gráficos muito modernos, os apresentadores não eram maus, faltava as músicas. Fiquei desiludida com as músicas? Confesso que fiquei, não tomo o partido de quem disse que as músicas eram todas fracas, que a RTP devia fechar portas e emigrar para Marte. Não, isso não corresponde à verdade. Havia músicas sim que realmente não faziam lembrar ninguém mas ainda assim acho que as músicas que passaram à final de hoje mal ou bem têm hipótese de fazer mais e melhor. Ora vejamos:

Eu sou assim. Começo logo com um BAM! É a minha música preferida na final de hoje, torço mesmo muito para que ganhe porque é uma melodia simplesmente linda! O Salvador Sobral é uma "personagem" que é capaz de cair bem na eurovisão e já imagino esta música em Kiev com um ambiente em palco super intimista, com os planos de camera certos considero que é a nossa melhor aposta. O moço foi operado logo a seguir à primeira semi, falhou os ensaios da grande final mas por favor.... Acham mesmo que um talento deste precisa de ensaios? #TeamAmorPelosDois 

Esta foi a atuação chamada 'mas onde anda a noção dos compositores que escreveram esta música?'. Não sei, alguém chame as criaturas à razão, isto é como um touro parir um rato. Um vozeirão destes nunca poderia ter uma canção para embalar bebés. É bonita a canção? É! Nunca seria capaz de dizer que isto é mediocre, não é mas por favor, é a Deolinda Kinzimba, esta mulher tinha de chegar ali com uma canção de arrasar que soltasse o vozeirão que ela tem. Desilusão e não acredito que tenha um bom lugar na final. 

Desilusão nº2 da noite. Ainda assim tenho mais esperança nesta música em comparação com a da Deolinda. Fernando Daniel é o vencedor do último The Voice, é jovem, tem aquela aura de idolo das pitas de 15 anos, nunca poderia receber uma música que foi feita para o avô dele cantar. Desculpem, é a minha opinião sincera, o rapaz acabou de ganhar um concurso de música, o rapaz é jovem e canta que se farta, o rapaz teria de receber uma música atual, moderna, que se adequasse a ele como ele se adequasse à música. Mais uma vez gosto da música? Gosto sim mas não encaixa no intérprete, não encaixa no potencial de toda a atuação e acho que perdeu-se uma oportunidade de ouro. Apesar desta roupa suja que acabei de lavar, acredito que a música tem potencial para fazer mais e melhor. Espero melhorias mais logo. 

A primeira semifinal terminou com esta canção (a mais votada pelo público). Gostei da música mas achei que as vozes não estavam muito sincronizadas, tem muito por onde melhorar e acredito que se for a escolhida mais logo não nos deixará ficar mal em Kiev.

Terminada a primeira semifinal e tiradas as devidas ilações esperei com alguma expetativa a segunda, talvez não com o mesmo entusiasmo porque apesar de tudo a primeira semi tinha deixado marcas, portanto quando vi os quatro últimos finalistas foi isto que pensei:

Esta música é a que tem crescido mais em mim nesta última semana. Quando os jurados deram os 12 pontos a esta canção eu fiquei histérica, só faltou andar pelo quarto aos berros 'por favor alguém que faça o teste do balão aos senhores, alguém que me acuda!!!!" mas acabei por entender a decisão do júri. Esta música GRITA Portugal, o instrumental é amoroso e a música fica no ouvido, pelo menos a mim fica. Seria arrasada em Kiev, os europeus não costumam gostar das nossas músicas mais tradicionais e neste caso quase que os apoiava, não percebi aqueles 2 km de vestido. Foi doloroso de ver. Ainda assim boa sorte para a Celina, parece ser uma moça muito simpática e a música dela deixa-me feliz e com vontade de ir a correr para uma herdade no Alentejo. 

Aquilo que disse do Fernando Daniel? Encaixou-se aqui na perfeição. O compositor foi muito inteligente na escolha e escolheu um miúdo jovem para um canção igualmente jovem. É a única canção na final que não será cantada em português e cheira-me que vai levar tau tau do júri por causa disso. Se for o escolhido para ir a Kiev a atuação tem de ser revista, o menino precisa de melhorar a nivel vocal, houve partes da música que parecia estar a forçar demasiado, ah e claro, o outfit, migo não percebi os óculos.

Se disse que a música da Celina gritava Portugal que dizer desta? BRUTAL! Palmas *inserir emoji de palmas*. Há lá coisa mais portuguesa do que isto. Foi uma maravilha ouvir isto na semifinal e desejo mesmo muita sorte ao Jorge Benvinda hoje. Não acredito que ganhe mas espero que consiga uma classificação muito boa. A música merece! 

Falando honestamente não tenho opinião sobre esta música porque simplesmente já nem me lembrava que tinha passado à final.

A verdade é que este ano apesar de todas as criticas foram dados passos importantes para a revitalização do festival da canção, a RTP está no caminho certo, secalhar não era justo pedir todas as mudanças de uma só vez. Talvez a RTP não tenha capacidade para isso mas este é o caminho, quando a estação permitiu que fossem criadas canções em inglês ou noutro idioma que não o português abriu caminho para a diversidade, abriu caminho para a liberdade de escolha e isso é muito importante. Talvez falte um bocadinho de noção do que é a eurovisão hoje em dia, o certame já não é aquele bichinho de estimação dos europeus, virou um monstro em termos de audiências, move muita gente, move muito dinheiro e é um comboio que não podes arriscar perder porque senão é dificil regressar como se tem comprovado pelas nossas últimas classificações. 

Espero que a RTP continue a apostar forte e cada vez mais e melhor no festival da canção, talvez para o ano possa permitir o envio de músicas por parte de compositores anónimos. Um 50/50 constituido por compositores escolhidos pela estação e outros 50 por autores anónimos. Seria no minimo justo e dinâmico. 

Há ainda muito a melhorar mas como diz o treinador do meu excelentissimo clube 'o caminho faz-se caminhando' e o festival da canção terá o seu caminho a fazer. 

Boa sorte a todos os intérpretes hoje e que apesar das quatro horas de duração seja um festival do caraças! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:18


2 comentários

Imagem de perfil

De Andreia a 05.03.2017 às 17:20

Que post maravilhoso e que análise meticulosa!
Parabéns... O que me ri :)
Vamos lá aguardar por o resultado. Eu estou a torcer pelo Salvador ou pelo Pedro!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Filippa a 06.03.2017 às 00:18

Eu já só estou a torcer para que isto acabe
beijinho e boa semana :*

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Mensagens


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

De Ténis e Garfo na Mão

Vê a minha história gastronómica na Zomato!

De Ténis e Livro na Mão


De Ténis e Música no Ouvido

“Without music, life would be a mistake.” ― Friedrich Nietzsche